Idealizador

Almir Mota


      
Autor de deseseis livros de literatura infantil, incluindo temas ligados ao folclore e as paisagens históricas do Ceará. Entre estes estão: O Bode Ioiô e O Mistério da Galinha Choca, e a coleção Prosas do Brasil, com os livros: O Fantasma do Forte, O Monstro do Tietê e Uma estrela caiu no Pão de Açúcar.

É idealizador e coordenador geral da Feira do Livro Infantil de Fortaleza.

Ganhador do II Concurso Literatura para todos do MEC (2008) com texto: A fera do canavial.

É diretor financeiro do Instituto Conta Brasil, participando de importante eventos de contação de histórias pelo Brasil entre eles: Simpósio Internacional de Contadores de Histórias do Rio de Janeiro, Montanha de Histórias em Ouro Preto-MG, e Boca do Céu – SP.

Convidado de eventos internacionais de contadores de histórias como o Miami Conta −Estados Unidos; foi representante do Estado do Ceará na IV Feira de Livros do México realizada em outubro de 2004 com o lançamento do livro: "O Bicho do Rio" e apresentação de contação de histórias no Café Literário.

Foi coordenador da programação infantil do pavilhão F da 5ª e 6a. Bienais Internacional do Livro do Ceará, em Fortaleza - 2004 e 2006. 

Atua como contador de histórias e na atividade Construindo Histórias do Programa Criança e Arte - Centro Cultural do Banco do Nordeste e da minimaratona de contação de histórias, como curador - 2009.

Em outubro de 2004, ministrou oficinas de contação de histórias em assentamentos rurais no Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Coordenador no Ceará da Associação de escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil - AEI-LIJ- 2007.